sábado, 16 de abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Desencontrada.


Distante é a palavra.
Confesso que vez ou outra acho o caminho daqui, só que bem no meio da caminhada me distraio, o vento forte me leva; não que eu seja tão leve, não que eu esteja tão superficial...só me deixo ir, meio sem rumo, junto dele, com ele... tem sido assim.
Não estou preocupada mais com algumas coisas, também deixei de pensar em outras, sei que o agora é o meu grande presente, mais a impotência de não poder mudar o que passou ainda me persegue...o passado me assombra, não me deixa dormir, me dá frio... tenho sentido tanto frio de madrugada, não tem cobertor que me aqueça desse frio do passado.
Vou anotar o endereço daqui, não vou mais me deixar assim ao acaso... escrever talvez seja o cobertor que está faltando nas noites mal dormidas dos dias presentes.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Não estou triste.


Por mas que eu me passe litros de hidratantes, me besunte com óleos de amêndoas doces, salgadas, com pimenta rosa, alecrim e outros afins... continuo com a pele seca.
Meu marido me disse na madrugada de ontem o seguinte... "Sabe aMor, não tem haver com qualidade dos hidratantes, é seu coração ainda tão machucado pela perda da nossa menina que secou a pele, enfeiou o cabelo... tirou a cor dos teus dias, a natura não tem nada haver com isso."
Que doído saber que é este o motivo... a dor de perder um filho.
Tudo em mim tá ruim, meu corpo só externa a secura que está meu coração sem ela. Todo dia acordo com a sensação de que esqueci algo, que falta algo que eu não sei bem o que é... mais eu sei o que é, doloridamente eu sei o que é.
Eu não estou triste, sou e sempre serei uma lutadora por excelência, nasci assim, brilhante, colorida... mais jamais serei como antes, jamais esquecerei tudo o que aconteceu.
Hoje está tão nublado aqui em Belém, dia com cara de cama, de aconchego... quem sabe se eu me permitir seguir mas livre dessa dor, minha pele melhore... quem sabe.

domingo, 27 de março de 2011

Verdade!


"Não digo que eu sou mau, mas digo que tome cuidado.
Sou de uma raça indomável, que se movimenta rápido, o tipo de criatura que deixa um rastro de ânsia quando passa.
Já não digo mais mentiras porque perdi a imaginação mas não há nada que seja confiável nas minhas verdades." 

Efraim Medina Reyes, in Era uma vez o amor mas tive que matá...-lo

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ainda não aprendeste?


"Estou atrás do que fica atrás do pensamento. Inútil querer me classificar: eu simplesmente escapulo."

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ela começou a travessia do abismo... Avançar é desatino, recuar é a queda.


"Ela começou a travessia do abismo e se acha naquela posição onde avançar é desatino, recuar é a queda. Eu sou o abismo. (...) Todo o meu nefasto fascínio sobre ela consiste em que eu sou o que ela não sabe que é. Imagem inflamada e dolorida que ela pretendeu ter extirpado. 
Ela me abomina, porque eu lhe aponto o que ela riscou do itinerário. Riscou sem ter apagado, pois a marca do fogo, ao se extinguir, não devolve a cicatriz. As cicatrizes desenham o mapa que ela não seguiu, virando as costas para o seu incêndio. 
Preferiu outras crateras, desenhou outras ruínas. A recusa dos próprios perigos é um desvio que retarda a culpa, sem anular o sorvedouro. 
Ninguém escapa do mais profundo. 
(...) Eu sou o fundo. 
Sou o perigo sem aventura."

terça-feira, 22 de março de 2011

Meus pensamentos ainda são tão teus minha filhinha, minha Flor.

 Não sei se existe um destino, se alguém o fia, enrola, corta.
Nos dedos de uma fiandeira, provavelmente a linha da vida de Matilde seria de fibra melhor que a minha, e mais extensa. Mas muitas vezes uma vida para no meio do caminho, não por ser a linha curta, e sim tortuosa. Depois que me deixou, nem posso imaginar quantas aflições Matilde teve em sua existência.
Sei que a minha se alongou além do suportável, como linha que se esgarça.
Sem Matilde, eu andava por aí chorando alto (...). Era como se a cada passo eu me rasgasse um pouco, porque minha pele tinha ficado presa naquela mulher." 

Chico Buarque, in Leite Derramado

sexta-feira, 18 de março de 2011

Abençoa meu bom Deus meus loucos amigos bebedores de bons vinhos...Amém.


Mon Dieu...
Donnez moi la santé pour longtemps
De l'amour de temps en temps
Du boulot, pas trop souvent 
Mais du bordeaux tout les temps.

segunda-feira, 14 de março de 2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

É só isso que me traz um pouco de alívio nessa vida maluca...saber-me curada sempre.

Há tanta coisa que amei sem entender.
Acho que amo para não explicar.(...)Eu me sinto difícil, um texto difícil; eu me sinto burro quando me leio.
Cada vez mais burro.
É a voracidade da minha letra.
Eu sou embaralhado de desejos; os desejos são dúvidas que o corpo responde e não explica.
Eu sou mais o desaforo do que o elogio."

Fabrício Carpinejar, in O Amor Esquece de Começar

sábado, 26 de fevereiro de 2011

...


"Quisera descansar meu peito como se houvesse outra vida em mim. Saber-me dona do meu tempo, repousada e calma na inspiração.
Quisera encontrar abrigo numa paz maciça de esquecimentos. E que o dia não terminasse abrupto na eternidade do melhor momento.
Mas há que se dizer de fases em que algumas frases vêm anoitecidas. E a força foge ao controle e a tristeza invade um bocado da vida.
E o choro não resolve nada, nem nos desvencilha desse mar de dor. Se o peito de engasgado cala, quem será a voz a me falar de amor?
Mas há que se dizer também que nunca uma frase dói a fase inteira.
Palavra também amanhece e o pensamento tem que acordar junto.
Por isso que o choro seca, que ao amor há entrega porque finda o luto.
Descubro que em tempos de guerra o peito se cala, mas na poesia nunca fica mudo."
Saudades minha Maria... Flor que brotou em mim.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

O nada.

"Conforto meus pensamentos sobre o cobertor antigo.
Aceito o que vier, porque do que vem não sei mais fugir.
Sonho mesmo é com o dia em que meu maior desejo será anunciado como milagre, como oração, como cantiga de infância.
Daí, vou pra roda no quintal, vestida num velho tempo...
Cabelo solto, bochechas vermelhas, suor fresco... faltando o ar.
Feliz apenas por viver e não entender de outras coisas."

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Dias e noites.

                                      
   
Como suspira a corça pela corrente das aguas, assim, por ti, ó Deus suspira minha alma.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 
As minhas lágrimas tem sido meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente; 
O teu Deus, onde está? 
(Sl 42.1,4)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Estão nublados os dias.

As vezes faço de conta minha Maria... minha Flor, que você está só deitada dormindo na palma transparente da mão de Deus e logo logo vai acordar e voltar pra mim e pro seu pai... as vezes faço de conta.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Filha.


 "Não existe pátria para quem desespera e, quanto a mim, sei que o mar me precede e me segue, e minha loucura está sempre pronta.
Aqueles que se amam e são separados podem viver sua dor, mas isso não é desespero: eles sabem que o amor existe.
Eis porque sofro, de olhos secos, este exílio.
Espero ainda. 
Um dia chega, enfim..."

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Presença da ausência...

Hoje fazem 14 dias que você me deixou e eu ainda acordo preocupada minha Florzinha, levanto sobressaltada achando que já está na hora de tirar o leite, tudo em mim minha pequenina sente sua falta, seu cheiro ainda perfuma minha alma e sei que é pra sempre, sei que este é o meu presente... a lembrança eterna deste aMor, deste perfume que é você na minha vida.
Maria, ontem seu Pai chorou ao falar dos seus olhos, ao desejar seu olhar pra Ele... sabe filha, somos metade sem você, e mesmo juntos não tem sido fácil entender e aceitar sua perda.
Hoje é mais um dia muito triste pra nós dois sem você filha... mais um dia muito triste.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Faltando um pedaço.

Fazem 7 dias que minha menina se foi... se eu fechar os olhos consigo até sentir seu cheirinho, ouço o barulhinho do seu choro, sorrio ao lembrar do seu rosto, da linguinha tentando chupar aquele tubo de oxigênio, do sorriso pro seu pai, da mão que apertava tão forte meu dedo... ah Maria, você me deixou tão apaixonada, seu nascimento, todos aqueles dias de luta com você na UTI, tudo me mudou tanto... acho que sou a mãe mais feliz e triste desse mundo, porque você filha me inundou de aMor, transbordei, não cabia mais em mim... ai você se foi e eu fiquei e tudo perdeu a cor.
Filha eu aMo você, e hoje é mais um dia muito triste sem você aqui comigo.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O dia mais feliz da minha vida.


Às 17:30hs, de parto normal, nasceu a Maria Flor... minha Florzinha.
Por ser muito prematura foi direto pra UTI, ai meu coração que nem cabe mais em mim, aquele chorinho... Obrigada Meu Deus... Obrigada!

domingo, 26 de dezembro de 2010

O que veio pra ficar.


Acordei com esse video e o Brício cantarolando, me cheirando e sorrindo... como não ser feliz, como não ser.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Todos os presente são só pra Ela


Maria meu aMor, o que a mamãe quer nesse teu primeiro natal é que sejas feliz, que aqui dentro da minha barriga possas crescer forte, sadia e sem pressa... que eu e seu pai consigamos suprir tuas necessidades, que te sintas amada, desejada, esperada, protegida e aquecida... Minha Florzinha, eu e o papai já te amamos muito e incondicionalmente.
Fica guardadinha mais um pouquinho ai que já já chegará a hora de sair.
Beijos e Feliz Natal minha bixinha.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

...


E tudo que eu fale agora fica meio sem sentido diante de tanto sentimento, eu simplesmente não vou conseguir pôr aqui neste espaço, não vou conseguir encontrar tradução para o que sinto, p'ra esse aMor que tem me invadido... p'ra toda essa felicidade que tem feito morada em mim.

domingo, 19 de dezembro de 2010

"Todo sujeito é livre para conjugar o verbo que quiser..."


Apesar da chuva, o show do Teatro Mágico foi um espetáculo completamente diferente dos outros que assisti deles, aMo artistas que conseguem se reinventar, diferenciar-se dos iguais e assim serem surpreendentes até pra eles mesmos.
Como já dizia Simone de Beauvoir... "Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância."

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Confraternização do Brício.


 Uma canjinha de almoço que estava divina, a tarde chuvosa bem acompanhada por sorvete de açaí e um final de noite na Amazon que foi perfeito... assim foi meu dia.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sem perdão.


Toda quinzena o Brício traz um livro pra casa,  é um tipo de cortesia oferecida aos funcionários, chamasse de "Leia mais", depois de 2 semanas devolve-se o livro já lido e pega-se outro.
Eu enlouqueci de alegria, uma apaixonada pela literatura  ter acesso a uma infinidade de livros e quase um orgasmo, como poderia eu querer uma companhia melhor nessa gestação, foi realmente um presente.
Na quinzena passada ele trouxe mais um, Travessuras da menina má de Mario Vargas Losa, e o mesmo ritual de sempre aconteceu; abro o livro faminta, cheiro, folheio, ponho em cima do peito e me preparo pra dias inteiros bem acompanhados... ai o outro dia veio, e o outro e mais outro e nada, travei, não abria o livro, passava por ele e quase podia ouvi-lo me chamar, mais eu o ignorava, fingia que nem era comigo, não  permiti que ele me dissesse ao que veio, eu o abandonei da pior forma que se pode abandonar um livro...fechado!
Depois de 15 dias de abandono, pedi ao Brício que renovasse o leia mais pra que eu continuasse com o livro, iria corrigir essa falha, mais 15 dias e nada, a falha permaneceu...eu continuei a ignorá-lo.
Hoje ele vai embora, por merecimento outras pessoas iram alimentar-se dele, não ouve dignidade no meu abandono, e nem sei como explicar isso pra mim mesmo.
Esta quinzena não vou ter livros, estou de castigo!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Susto


Me senti mal na rua, minha perna não queria me obedecer, comecei a suar frio e achei que ia cair na rua... que agonia.
Acho que preciso descançar, dormir mesmo...me aquietar.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Missão cumprida.



 Sensação gostosa é de que fizemos tudo, absolutamente tudo que estava ao alcance pra ver novamente florescer o jardim. Mas sensação mais gostosa ainda é seguir em frente, sabendo que outros jardins viram e nos encantaram tanto ou mais que este, que apenas não irá mais florir para nossos olhos... continuará lá, encantando outros olhares, sem jamais perder sua beleza.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Vivendo.


Ah... mas eu não vou chorar.
Sinto muito todas as perdas, mais hoje é um dia feliz.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Quando cortares o bolo eu que farei o pedido.



"...Eu sei quem és pra mim
Haja o que houver
Eu estou aqui
Haja o que houver
espero por ti."

 (Pedro Ayres Magalhães) 

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Amiga.

 
" ...mas fica, meu amor quem sabe um dia, por descuido ou poesia, você goste de ficar."

(Chico Buarque de Holanda)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Que Papai cheio de surpresas

Mamães não deveriam passar vontade, namorar roupinhas, mantinhas e não levar nada... e o bebê conforto, Deus do céu que caro... Mais quem tem um Paizinho muito gostosinho como a Maria, não passa vontade..rs.
O Brício comprou o bebê conforto mais lindo do planeta, igualzinho o da foto...que emocionada que estou...como fiquei boba...hahahahhahahah.
Maria você ainda nem nasceu e já tem um Pai muito apaixonado, eita menina de sorte.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nada a temer senão o correr da luta



"Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim."

(Milton Nascimento)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Fui definitivamente fisgada.




Viver a maternidade é dividir-se na soma tenho aprendido, sou duas e ao mesmo tempo sou só dela... sou ela.
Antes de falar, brigar, comer, correr, não dormir, de chorar eu penso nela, me reconheço e desconheço nesse exercício diário de doação, entrega sem esforço, sem sacrifícios... por aMor, que brota das entranhas e cresce na velocidade de um piscar de olhos.
Tudo parece parar para que eu possa senti-la mexer-se no meu ventre, a escolha é sua e o presente é meu.
Sou e estou plena, completa.
Sou a morada do melhor que há na vida, sou a morada do aMor.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eu, de presente pra mim.



Nunca estive tão próxima de mim como agora, tenho me encantado de tantas formas comigo e nada tem haver com isolamento ou fuga, são só descobertas... encantamentos.
Todo dia me descubro e redescubro... me apaixono, sou tão vasta e ao mesmo tempo simples, acessível, como dividir esse momento que me parece tão meu?

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cabeça fria.


Não preocupar-se é tarefa difícil que tenho tentado exercitar diariamente.
Estar mais leve, ser mais leve... tentar seguir corrigindo as falhas que pintarem de uma forma tranquila, sem a tirana obrigação de acertar sempre, sem o peso do perfeccionismo que teima em ficar nas minhas costas me servindo de entulho na caminhada.
Acho que comer menos porcaria já deve ser um bom começo pra ficar mais leve...uahuahuhauhauaa

terça-feira, 30 de novembro de 2010

" Embriagai-vos sem cessar! "


É preciso estar sempre embriagado.
Eis aí tudo: é a única questão.
Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos.
E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto, vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão: 'É hora de embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira."

(Charles Baudelaire)

sábado, 27 de novembro de 2010

Pra mim e pra você!



Se, ao acordar, posso escolher uma roupa, posso escolher também o sentimento que vai vestir meu dia.
Se, no percurso, posso errar o caminho, posso também escolher a paisagem que vai vestir meus olhos.
A mesma articulação que tenho para reclamar, tenho para agradecer.
E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer.
Que hoje e sempre, seja mais um belo dia.

(Marla de Queiroz)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

É pra você Maria essa música.



"Esperei por tanto tempo
Esse tempo agora acabou
Demorou mas fez sentido
Fez sentido que chegou...
Eu pensei
Que fosse nunca
Mas agora já se foi
Nunca mais parece triste
Triste eu era
Agora passou...
Porque eu estou com ela
Sou dela, sem ela
Não sou!
Porque eu preciso dela
Só dela, com ela
Eu vou!
Sempre olhei
À mim nos outros
Estava em toda a multidão
Sendo muito e tendo pouco
Dando muita explicação...
Eu quero olhar
Prá esse mundo
Ver o mundo em seu olhar
Quero ser, te quero muito
Ficar junto e respirar..."

(Nando Reis)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Tá chegando o casamento da Cila...que delícia!


Prima do meu coração... casamento é um aprendizado diário, são descobertas de alegrias, tristezas, sorrisos, lágrimas e sentimentos enumeras vezes inexplicáveis, envoltos em respeito e aMor.
Tudo que é dividido nessa escolha de aMor nos soma, acrescenta, transforma e melhora, e acredite Cila, a felicidade será só o fruto da boa semente que plantamos nesse dia tão magico e encantado, que é só nosso, e fica pra sempre.
Que Deus te abençoe, na verdade, que Deus abençoe vcs dois, que traga tranquilidade, paciência um com o outro e multiplique o aMor...pq no aMor prima, 1+1 é igual a 3(é menina tua afilhada, é menina!)
Eu os aMo e sempre estarei na torcida pra que tudo, tudo dê certo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

É Menina, minha menina.. Minha Maria.


Nem caibo mais em mim, transbordei de emoção, alegria...de aMor.
Ai meu Deus, eu nem caibo mais em mim.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Meus amigos me amam e se preocupam demais com o que me trazem pra comer.


A verdade é que eu só quero comer.
Comer comer sem parar.
Depois vomito... vomito vomito até cansar.
"Minhanossasenhoradasgravidasamalucadas", porque sou assim tão descontrolada?!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"...a gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de paciência."


E o que vou te falar, na verdade o que posso te falar... se não aprendermos a respirar, sempre iremos atropelar tudo, todos.
As palavras saem antes da formulação do pensamento, antes da respiração já houve o tiro, a ofensa... a ferida tantas vezes mortal- e já será tarde demais, não há mais nada que possamos fazer pra reparar o dano já causado.
Os momentos mais importantes não podem ser abafados pela precipitação, deve-se vivê-los lentamente, curti-los como aquele doce de uva que você tanto aMa e que come bem lentamente, de olhos fechados, pra guardar na memória o gosto, a cor e seus aromas.
Não se perca do melhor que você tem pra me oferecer todos os dias, segundos... estamos vivendo um momento mágico das nossas vidas, não o enfeie com palavras ou atitudes sem cor.
Respira antes aMor... respira.

domingo, 21 de novembro de 2010

Só mais um domingo.





Eu quero ficar perto
De tudo que acho certo
Até o dia em que eu
Mudar de opinião
A minha experiência
Meu pacto com a ciência
Meu conhecimento
É minha distração...
Coisas que eu sei
Eu adivinho
Sem ninguém ter me contado
Coisas que eu sei
O meu rádio relógio
Mostra o tempo errado
Aperte o Play...
Eu gosto do meu quarto
Do meu desarrumado
Ninguém sabe mexer
Na minha confusão
É o meu ponto de vista
Não aceito turistas
Meu mundo tá fechado
Pra visitação...
Coisas que eu sei
O medo mora perto
Das idéias loucas
Coisas que eu sei
Se eu for eu vou assim
Não vou trocar de roupa
É minha lei...
Eu corto os meus dobrados
Acerto os meus pecados
Ninguém pergunta mais
Depois que eu já paguei
Eu vejo o filme em pausas
Eu imagino casas
Depois eu já nem lembro
Do que eu desenhei...
Coisas que eu sei
Não guardo mais agendas
No meu celular
Coisas que eu sei
Eu compro aparelhos
Que eu não sei usar
Eu já comprei...
As vezes dá preguiça
Na areia movediça
Quanto mais eu mexo
Mais afundo em mim
Eu moro num cenário
Do lado imaginário
Eu entro e saio sempre
Quando tô a fim...
Coisas que eu sei
As noites ficam claras
No raiar do dia
Coisas que eu sei
São coisas que antes
Eu somente não sabia...
Agora eu sei...

(Dudu Falcão)

sábado, 20 de novembro de 2010

Aprendido




Desconhecer é tão melhor que conhecer.
Quero mais é desconhecer todo dia e jamais ter a ideia tola de que já conheço demais.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Acima



Não vou deixar, desta vez não darei espaço pra maldade dos outros... estou feliz, mereço estar feliz, não devo nada à ninguém.
Não fiz mal, não plantei o mal e não vou colhê-lo.
Quero paz, sossego, viver desta vez minha gravidez de uma forma tranquila, tudo que aconteceu antes, tantas lutas, perdas... acabou!
Que pena tenho dessas pessoas pequenas, com pensamentos e atitudes pequenas...Que Deus possa ter misericórdia de suas vidas e tratá-las, por que eu, quero mais é viver minha vida e ser feliz.